PROMOÇÃO À SAÚDE DA FAMÍLIA EM CRECHE COMUNITÁRIA
|
(especial para SIIC © Derechos reservados) |
|
Atualmente, planeja-se um processo de capacitação de coordenadores de pequenos grupos que possam abordar aspectos fundamentais de promoção à saúde da família disfuncional. O método a ser utilizado consiste de exposição de princípios de prevenção e promoção à saúde e uma discussão em grupo para compartilhar experiências. Cada um, por si próprio, estabelecerá metas semanais para se auto-educar, partindo do pressuposto de que corrigindo nosso próprio comportamento estaremos interferindo positivamente no comportamento de todo o grupo familiar. |
participó en la investigación
Cibele Alves Chapadeiro Castro Sales*
Professor Doutor em Psicologia, Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro. Hospital Escola da FMTM.*
|
|
Recepción del artículo: 29 de Septiembre, 2003
|
|
Aprobación: 29 de Octubre, 2003
|
Resumen
O Ensino Médico e o projeto de Promoção à Saúde comunitária em creche comunitária desenvolveu um trabalho com as famílias das crianças. A exclusão social em que se encontravam as famílias geraram problemas como violência física, dependência química, entre outros. A direção da creche sempre trabalhou no sentido de promover a inclusão social, mas mais ações foram necessárias para lidar com os problemas. Então, o trabalho de promoção à saúde iniciou com pequenos grupos de mães e funcionárias a fim de discutir temas específicos. Em seguida, pretendeu-se ampliar os benefícios para mais pessoas, e os autores juntamente com uma terapeuta familiar, desenvolveram um trabalho de assembléia de rede. Este trabalho reunia mães e funcionárias da creche convidadas a colocar e discutir suas estratégias que utilizaram para solucioná-los. Ao final, decidiu-se por retornar ao trabalho em grupos menores, talvez pela dificuldade de realizar um processo construtivo em um grupo grande, com uma população acostumada a receber aconselhamentos. Uma maneira intermediária de trabalhar está sendo proposta.
Clasificación en siicsalud
Artículos originales> Expertos del Mundo>
página www.siicsalud.com/des/des035/03d10004.htm
Especialidades
Relacionadas: Atención Primaria, Administración Hospitalaria, Medicina Familiar, Medicina Interna, Pediatría, Epidemiología
Artículo completo (portugués)
Extensión:
+/- 4.23 páginas impresas en papel A4
Exclusivo para suscriptores/ assinantes |
Bibliografía del artículo
- Holzmann, M.E.F. Jogar É Preciso: Jogos Espontâneo-Criativos Para Famílias E Grupos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
- Holzmann, M.E.F. & Grassano, S.M. Multifamílias. Construção De Redes De Afeto. Curitiba: Editora Integrada, 2002.
- Brasil. Ministério Da Saúde. Programa De Saúde Da Família. Fundação Nacional De Saúde. Ministério Da Saúde, Mimeo, 20p, 1994
- Levcovitz, E. ; Garrido, N.G. Saúde Da Família: A Procura De Um Modelo Anunciado. Cadernos De Saúde Pública, N 1, Jan/Jun96.
- Minas Gerais. Educação Permanente Em Saúde Da Família. Secretaria De Estado De Saúde De Minas Gerais; Escola De Saúde De Minas Gerais; Faculdade De Medicina Da Universidade Federal De Minas Gerais; Escola De Enfermagem Da Universidade Federal De Minas Gerais, Belo Horizonte, 1996.
- Minuchin, S. Famílias. Funcionamento E Tratamento. Porto Alegre, Ed Artes Médicas, 1982, 238 P.
- Minuchin, Patricia; Colapinto, Jorge; Minuchin, Salvador. Trabalhando Com Famílias Pobres. Porto Alegre, Artes Médicas, 1999, 230 P.
- Thiollent, Michel. Crítica Metodológica, Investigação Social E Enquete Operária. Coleção Teoria E História. Ed. Polis, São Paulo, 1987, 270 P.
- São Paulo . Secretaria Da Saúde. Implantação E Desenvolvimento De Programa De Saúde Da Família-Psf. São Paulo, Secretaria Da Saúde, 1999, Mimeo, 22 P.
- Aguiar, Dayse Santos De.A Saúde Da Família No Sistema Único De Saúde: Um Novo Paradigma Tese (Mestrado) Escola Nacional De Saúde Pública, Rio De Janeiro, 1998, 160 P.
- Carrasco, Eduardo; Hidalgo, Carmen Glória; Bella, Mônica; Bolivar, Daniela; Lira, Anita; Cabezas, Ana Maria. Capacitación Del Equipo De Salud En Un Programa De Atención De Familias En Riesgo Biopsicosocial . Cuadernos Médico-Sociales, Santiago, Chile, 38 (3):20-7, Setembro 1997.
- Yamamoto, Renato Minoru; Primo, Edneia; Cardoso, Iara; Conceição, Elizabeth M.; Anzai, Isamouram. N.; Santos, M.Graças; Oliveira, Nayara L.; Leone, Cláudio. Um Modelo De Ensino Para Médicos Residentes Na Área De Pediatria Comunitária: A Visita Domiciliar Contribuindo Para Uma Formação Profissional Mais Abrangente. Pediatria, 20(3):172-8, Jul/Set 1998, São Paulo.
- Madeira, Angela Chapon Cordeiro; Costa, Juvenal Soares Dias Da; Rocha, Ana Lúcia G.L. Da; Silveira, Rita De Cássia Fossati. Introdução Do Programa De Medicina De Família No Posto De Saúde Da Vila Municipal, Pelotas , Rs. Revista Amrigs; 41(4):195-201, Out/Dez 1997.
|
|
|
©
Está
expresamente prohibida la redistribución y la redifusión de todo o parte de los
contenidos de la Sociedad Iberoamericana de Información Científica (SIIC) S.A. sin
previo y expreso consentimiento de SIIC. |
|
| |