PROTOCOLO DE ESFORÇO DURANTE A CORRIDA (UNA CARRERA) EM PISCINA FUNDA (PROFUNDA) - Red Científica Iberoamericana (RedCIbe)

Red Científica Iberoamericana

PROTOCOLO DE ESFORÇO DURANTE A CORRIDA (UNA CARRERA) EM PISCINA FUNDA (PROFUNDA)

Iana Rafaella Santiago Da Silva1,Leonardo Dos Santos Oliveira2,João Agnaldo Do Nascimento3 y Manoel Da Cunha Costa4
1Professor, Professor, Grupo De Pesquisa Em Avaliação Da Performance Humana - Esef/upe
2Professor, Professor, Laboratório De Cineantropometria/ufpb
3Professor, Professor, Universidade Federal Da Paraíba
4Professor, Professor, , Recife, Brasil

Recife, Brasil (SIIC)

Tanto a frequência cardíaca, quanto a percepção subjetiva de esforço, aumentaram linearmente em relação ao incremento das cadências (ritmos) durante o exercício de corrida em piscina funda, sendo a correlação entre estas variáveis mais evidente para uma maior intensidade.

A interação natural do corpo humano com o meio ambiente provoca mudanças nos padrões de movimento e no sistema motor humano. Considerando a realização de atividades em meio (ambiente) aquático, torna-se necessário compreender e evidenciar de que maneira o meio líquido altera o padrão natural do movimento. Conhecidamente, diversos protocolos são utilizados para obter (obtener) o esforço máximo, por meio da corrida em piscina funda (profunda) (CPF). Nosso trabalho*, entretanto, procura analisar a validade e a reprodução em testes incrementais, pela (por la) utilização da CPF.

A corrida em piscina funda popularizou-se como forma de exercício, sendo utilizada não apenas (no solamente) por atletas –estejam eles (estén ellos) lesionados ou não– e por indivíduos impedidos da prática de atividades de impacto relevante, como gestantes (embarazadas), pacientes cardíacos, ou com algum tipo de lesão nos membros inferiores. A CPF acabou se tornando uma alternativa à corrida em terra, que pode resultar mais facilmente em lesões por repetição excessiva.

Profissionais da área de saúde verificaram que exercícios aquáticos em posição vertical provocavam inúmeros (innumerables) benefícios. Logo (Luego), as atividades físicas neste meio tornaram-se comuns na reabilitação e condicionamento físico, onde melhorias no sistema cardiorrespiratório e muscular foram atestadas (probadas), a partir da redução do estresse sobre as articulações, durante o esforço físico em meio aquático.

No que diz respeito à (En lo que concierne a la) prescrição do exercício, uma das características mais importantes para o alcance de efeitos benéficos na saúde ou desempenho físico por meio da CPF é o (es el) controle da intensidade nos treinos (entrenamientos). Neste caso, diversos protocolos têm sido utilizados, a fim de obter o esforço máximo por meio da CPF, com base nas respostas da frequência cardíaca, percepção subjetiva de esforço, consumo máximo de oxigênio e razão de troca respiratória (cociente respiratorio). Contudo (Sin embargo), poucos estudos analisaram a validade e a reprodutibilidade (reproducibilidad) em testes incrementais com a CPF.

Nossa proposta busca verificar a reprodutibilidade interavaliadora (evaluadora) durante a corrida em piscina funda. Metodologicamente, realizamos uma pesquisa comparativa correlacional, com abordagem transversal a partir de dados (datos) primários, com 20 universitários fisicamente ativos, com idade entre 19 e 25 anos. Optamos por incluir homens aparentemente saudáveis, com boa adaptação ao meio líquido, mas sem (pero sin) experiência em piscina funda, para que pudéssemos excluir o tempo de prática. Fumantes, praticantes de modalidades aquáticas em posição vertical e pacientes usuários de substâncias com ação cardiovascular foram excluídos.

Antes de qualquer avaliação (evaluación), um único pesquisador realizou uma bateria de medidas morfológicas de forma rotacional e padronizadas pela Internacional Society for the Advancement of Kinantropometry. Quanto aos procedimentos inerentes às avaliações, em momento prévio à solicitação da assinatura (firma) do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (Término de Consentimiento Libre y Aclarado) por parte dos responsáveis, foram explicitados os objetivos da pesquisa, bem como (así como) informados os possíveis riscos (riesgos) e benefícios do estudo, além (además) da confidencialidade das informações a serem adquiridas (ser obtenidas).

Nosso estudo verificou que tanto a frequência cardíaca (FC), quanto a percepção subjetiva de esforço (PSE), aumentaram linearmente em relação ao incremento das cadências (de los ritmos) durante o exercício de corrida em piscina funda, sendo a correlação entre estas variáveis mais evidente para uma maior intensidade.

Dentre os resultados obtidos (obtenidos), não houve (no hubo) diferença significativa entre as médias de FC de repouso inicial e de recuperação e percepção subjetiva de esforço, obtidas pelos examinadores. Durante os estágios (estadios) do protocolo, as médias de frequência cardíaca e percepção subjetiva de esforço aumentaram gradativamente em relação ao incremento na intensidade.
Portanto, o (el) principal achado (hallazgo) deste estudo foram as respostas obtidas para a frequência cardíaca e a percepção subjetiva de esforço no protocolo de esforço. Este fato (hecho) pode ser verificado pelos (por los) altos valores de correlação encontrados e na similaridade (en la similitud) estatística entre as medições dos avaliadores (de los evaluadores). Isso mostra (Eso demuestra) que independente do avaliador, os escores no protocolo empregado (empleado) são consistentes de um avaliador para o outro.

É a partir destas considerações, que observamos que este protocolo pode ser aplicado por profissionais em situações onde haja (donde haya) necessidade de avaliar melhorias específicas na (en la) condição cardiovascular, nas atividades aquáticas em geral.

Esta evidência pode ser apresentada como melhoria na prescrição e monitoramento da intensidade em atividades aquáticas, em especial para a corrida em piscina funda, tendo em vista a (teniendo en cuenta la) observação de que as variáveis aumentam linearmente em relação ao (con el) incremento da carga.



ua51717