AVALIAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL NAS ESCOLAS (EVALUACIÓN DE LA PRESIÓN ARTERIAL EN LAS ESCUELAS): UMA MEDIDA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (PROMOCIÓN DE LA SALUD) - Red Científica Iberoamericana (RedCIbe)

Red Científica Iberoamericana

AVALIAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL NAS ESCOLAS (EVALUACIÓN DE LA PRESIÓN ARTERIAL EN LAS ESCUELAS): UMA MEDIDA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (PROMOCIÓN DE LA SALUD)

Diego Giulliano Destro Christofaro1,R Araújo Fernandes2 y R Mendes Ritti Dias3
1, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Brasil
2Doutor, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), Presidente Prudente, Brasil
3Doutor, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil

Londrina, Brasil (SIIC)

Esta comunicação breve teve como objetivo apresentar a importância da medida da pressão arterial desde as primeiras idades. Essa população demanda grande parte do seu tempo no ambiente escolar. Portanto a medida da pressão arterial nesse ambiente parece um modo interessante de prática de ação de promoção da saúde.

Comunicação breve

As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte na atualidade1,2. O principal fator de risco para as doenças cardiovasculares é a elevação sustentada da pressão arterial, denominado de hipertensão arterial. A prevalência dessa doença na população adulta é elevada nas diferentes partes do mundo. No Brasil em um estudo epidemiológico realizado por Fernandes et al. 20103 no maior estado do país com 1436 adultos foi observada uma prevalência de hipertensão arterial de 25.7 % em adultos com idade variando entre 18-94 anos. Em um estudo epidemiológico realizado por Estoppey et al. 20114 que avaliaram a hipertensão arterial em adultos suíços nos anos de 1997 e de 2007 identificaram um aumento da prevalência de hipertensão arterial nessa população, sendo que em 1997, 22,1% reportaram ter hipertensão arterial, já no ano de 2007, quando foi realizado o segundo inquérito essa prevalência subiu para 24,1%.
É interessante notar que a hipertensão arterial não ocorre apenas na população adulta, sendo detectado também em populações mais jovens. Em estudo recente realizado na região sul do Brasil, Christofaro et al. 20115 observaram que aproximadamente 12% dos adolescentes apresentavam valores elevados de pressão arterial. Moura et al. 20046 após terem avaliado 1253 adolescentes com faixa etária de de 7-17 anos observaram valores de prevalência de pressão arterial elevada próximos aos de Christofaro et al. 20115, cerca de 10%. Esses resultados também têm sido observados em estudos realizados em diferentes países 6-8.
Esses achados são relevantes, uma vez que adolescentes com pressão arterial elevada possuem mais chances de se tornarem adultos hipertensos no futuro. Dessa forma, ações que visem diminuir a prevalência de pressão arterial elevada nos adolescentes são de suma importância. Em função disso, a medida da pressão arterial desde a infância se faz necessário. De fato, de acordo com as V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão9 a medida da pressão arterial em crianças é recomendada em toda avaliação clínica após os três anos de idade.

Apesar dessa recomendação, é importante destacar que a criança ou o adolescente permanece a maior parte do seu dia envolvida em atividades realizadas na escola. Nesse sentido, seria interessante que a medida da pressão arterial fosse realizada periodicamente nesse ambiente, permitindo assim a uma triagem inicial. Em caso de medidas elevadas, os alunos seriam encaminhados para o médico.
Essa possibilidade se torna cada vez mais concreta com as novas tecnologias existentes para a medida da pressão arterial. Até pouco tempo atrás, o método disponível para esse fim era o auscultatório, realizado por meio de um aparelho aneróide ou de coluna de mercúrio. Porém, além da experiência do avaliador para se realizar uma medida fidedigna, a utilização de coluna de mercúrio tem sido evitada devido a toxicidade do mesmo em caso de quebra do aparelho. Essa preocupação tem se refletido nos órgãos de controle sanitário que recentemente proibiram a venda desse produto no Brasil.

Mais recentemente, o método oscilométrico, realizado por meio de aparelhos automáticos, o que elimina o viés inerente a experiência do avaliador e produz resultados de fácil compreensão. Esse método já se mostrou válido para a medida da pressão arterial de crianças e adolescentes e parece ser uma alternativa interessante a ser utilizada no ambiente escolar Todavia como todo equipamento, este também apresenta algumas limitações o erro de leitura quando está com carga de energia baixa, e a dificuldade de obter o manguito adequado para crianças com circunferência de braço pequena, especialmente aquelas com idade inferior a 10 anos. Assim, esses aspectos devem ser considerados para a avaliação da pressão arterial.

Vale ainda ressaltar que a inclusão da medida da pressão arterial na escola pode servir como subsídio para a introdução de conceitos importantes de biologia, física, etc.
Tais informações são escassas no período escolar e crianças e adolescentes não tem clareza sobre esse assunto. Ressalta-se ainda que professores poderiam receber treinamentos de como abordar essa temática em suas aulas, não apenas o professor de educação física, mas os de outras disciplinas como matemática, português, biologia dentre outras. Tais profissionais poderiam inserir essa temática de forma criativa no conteúdo de suas disciplinas, contribuindo para a tentativa de reduzir a prevalência de pressão arterial elevada na população jovem.


ua51717