PREVALÊNCIA DE TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS <I>(MENTALES COMUNES EN)</I> JOVENS BRASILEIROS RECÉM-INCORPORADOS AO <I>(AL)</I> SERVIÇO MILITAR OBRIGATÓRIO E FATORES <I>(Y FACTORES)</I> ASSOCIADOS - Red Científica Iberoamericana (RedCIbe)

Red Científica Iberoamericana

PREVALÊNCIA DE TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS (MENTALES COMUNES EN) JOVENS BRASILEIROS RECÉM-INCORPORADOS AO (AL) SERVIÇO MILITAR OBRIGATÓRIO E FATORES (Y FACTORES) ASSOCIADOS

Leandro Kuhn1,Lilian Martins2 y Lilian Cristina Xavier Martins3
1Instrutor De Educação Física -, Professor, Centro De Preparação De Oficiais Da Reserva De Porto Alegre
2, Instituto Nacional de Salud de Colombia
3Professora, Gestora De Projetos, Escola De Educação Física Do Exército, Rio De Janeiro, Brasil

Rio De Janeiro, Brasil (SIIC)

A saúde mental de militares das Forças Armadas é uma área de investigação ainda pouco (todavía poco) explorada no (en) Brasil.

A saúde (La salud) mental, física e social envolve dimensões estreitamente entrelaçadas e (asociadas y) profundamente interdependentes da vida humana, sendo a primeira indispensável para o bem-estar geral dos (de los) indivíduos. Não obstante, a frequência de transtornos mentais no mundo é (es) bastante elevada. Segundo a (De acuerdo con la) Organização Mundial da Saúde (OMS) a depressão grave é a principal causa de incapacidade, ocupando a quarta posição entre as dez (las diez) principais causas de outras patologias. Os distúrbios não psicóticos, principalmente depressão e ansiedade, ocorreram em (se presentaron en) cerca de 90% dos (de los) indivíduos estudados com problemas psiquiátricos ao redor do (alrededor del) mundo. Transtornos mentais comuns (TMC) é um termo (es una expresión) que se refere a um conjunto de sintomas de ansiedade e/ou depressão, sem no entanto fechar o (sin todavía determinar el) diagnóstico orientado pelo (por el) Código Internacional de Doenças (enfermedades). Apesar disso, sua (Sin embargo, su) ocorrência está relacionada a outros desfechos em (resultados en) saúde e a maiores taxas de absentismo (proporciones de ausentismo).

Em países desenvolvidos, na (desarrollados, en la) população em geral, as prevalências de TMC variam de 7 a 30%. No Brasil, em Pernambuco, essa prevalência, na população em geral, foi de 35% e em Pelotas foi de 28% (homens e mulheres), sendo que somente entre os (solamente entre los) homens foi de 23.5%.
Considerando populações de militares das Forças Armadas, no Reino Unido, estudo conduzido em 4 500 militares, exibiu (mostró) prevalência de TMC de 20%. Nos Estados Unidos, pesquisa realizada com 12 756 participantes, das três (de las tres) Forças (terrestre, marítima e aérea), encontrou uma prevalência de 27.9% de sintomas depressivos.
A saúde mental de militares das Forças Armadas é uma área de investigação ainda pouco (todavía poco) explorada no Brasil. Foi identificado somente um (solo un) estudo sobre a saúde mental desse tipo de população que focalizou o transtorno de estresse pós-traumático, referindo-se à (con respecto a la) participação de militares brasileiros em conflitos de guerra.

O (El) presente estudo* se propôs a (se propuso) investigar a saúde mental de jovens adultos brasileiros, recém incorporados ao (al) serviço militar obrigatório (n = 78), estimando a prevalência de TMC e buscando identificar os fatores associados. Foi encontrada prevalência de 43.6% (IC 95%: 33.14–54.64), e a (y la) regressão logística revelou que a razão (la proporción) de prevalência de TMC entre os que apresentavam distúrbios do sono (del sueño) foi quatro a cinco vezes maior do que entre os (que entre los) que não relataram estes distúrbios. As variáveis independentes consideradas nas análises foram: sono, aptidão (aptidud) cardiorrespiratória, estado nutricional, distância da residência até o (hasta el) quartel, escolaridade e renda (y salario). O distúrbio do sono apresentou-se como único fator associado aos TMC.
A população de estudo foi composta por jovens adultos, saudáveis, todos com cerca de 19 anos de idade, sem grandes disparidades de renda e escolaridade, e de aptidão cardiorrespiratória. Tal homogeneidade de características conferiu maior (confirió una mayor) precisão às análises, em relação aos (a los) diversos fatores sob investigação, o que pode explicar a associação clara e única dos distúrbios do sono com (de los trastornos del sueño con) TMC. A associação entre psicopatologia e sofrimento (y sufrimiento) psíquico em distúrbios do sono é bi-direcional. Isto é (Esto es), tanto transtornos mentais afetam a ocorrência (afectan la aparición) de distúrbios do sono, quanto estes estão relacionados à ocorrência de transtornos mentais. No presente trabalho, partiu-se do (se partió del) pressuposto de que as mudanças na (los cambios en la) vida dos jovens recém-ingressos no Exército Brasileiro causaram diversas alterações, sobretudo nas rotinas (en las rutinas) de sono, sendo plausível que a direção da associação seja dos distúrbios do sono para os TMC.

No (En el) período inicial de incorporação, os recrutas (los reclutas) passam por um processo de adaptação à vida militar, que inclui internato (dormir no quartel nas [en el cuartel en las] primeiras semanas), longas (largas) jornadas de treinamento, atividades de acampamentos para treinamentos militares e serviço de guarda ao (y servicio de guardia en el) quartel – ambas atividades caracterizadas por poucas e irregulares horas de sono. Como o exército brasileiro tem, ao longo dos anos (a lo largo de los años), diminuído o seu efetivo (sus efectivos) por restrições orçamentárias, muitas vezes a escala de serviço (quadro horário de quando o militar terá [tendrá] que estar de serviço de guarda ao quartel) apresenta-se muito apertada, podendo chegar às 24 h x 24 h, ou seja (o sea), um dia de serviço para um dia de descanso. Todas estas circunstâncias podem restringir a (pueden limitar la) quantidade e qualidade do sono dos jovens recrutas. Nesse sentido, um estudo longitudinal, em amostra (en una muestra) de base populacional, conduzido na Austrália, com 20 820 jovens entre 17 e 24 anos, após um (después de un) período de seguimento de 12-18 meses, demonstrou que há (se produce) aumento de transtornos mentais comuns entre aqueles que dormem pouco.
A prevalência de TMC encontrada no presente estudo (43.6%), apresenta-se bem mais elevada do que a encontrada na população em geral (28%-35%) e entre jovens em idade semelhante (de la misma edad), na cidade Pelotas – RS (24.5%). Isso pode ser explicado pelas atividades ocupacionais. Pessoas que desempenham certas atividades profissionais tendem a apresentar prevalências maiores de transtornos mentais do que a (que en la) população em geral, como é o caso (como ocurre), por exemplo, dos (en los) profissionais de saúde (42.6%).
Estes resultados parecem indicar que as situações vivenciadas pelos (por los) recrutas em seu ambiente ocupacional podem estar associadas com TMC de forma causal. Outros estudos, com desenho longitudinal, são necessários para que tal efeito seja (efecto sea) confirmado.



*Nota de la redacción: Los autores hacen referencia al trabajo publicado en Ciência & Saúde Coletiva 18(6):1809-1816, Jun 2013. Los lectores que precisen el artículo completo pueden solicitarlo gratuitamente a la Biblioteca Biomédica (BB) SIIC de la Fundación SIIC para la promoción de la Ciencia y la Cultura.


ua51717