SÍNTOMAS DEPRESIVOS EN PACIENTES CON INSUFICIENCIA CARDÍACA: PREVALENCIA, INDICADORES Y MORTALIDAD - Red Científica Iberoamericana (RedCIbe)

Red Científica Iberoamericana

SÍNTOMAS DEPRESIVOS EN PACIENTES CON INSUFICIENCIA CARDÍACA: PREVALENCIA, INDICADORES Y MORTALIDAD

Felipe Montes Pena
Hospital Universitario Antonio Pedro, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil

Rio de Janeiro, Brasil (SIIC)

La asociación entre los síntomas depresivos graves y la mortalidad por insuficiencia cardíaca en las formas avanzadas de la enfermedad motiva la necesidad de un abordaje psicosocial en estos pacientes.

La insuficiencia cardíaca (IC) es una enfermedad de creciente prevalencia en Iberoamérica y el mundo. ¿Cuáles son las principales características que definen a esta afección?


É uma doença que cursa com limitação importante da capacidade funcional com quadro clínico característico baseado em sintomas simples como dispnéia aos esforços e edema de membros inferiores.

Se ha asociado a los síntomas depresivos (SD) con la IC. ¿En qué se origina el interés en el enfoque psicosocial de la IC?


O interesse parte do fato que os pacientes hospitalizados pela patologia cursavam com importante perda do interesse nas atividades diárias, descrença no tratamento e muitos relatava até ideações suicidas quando em classes funcionais mais avançadas.


¿Considera usted que se dispone de conocimientos definidos acerca de los factores de riesgo y la prevalencia de SD en los pacientes con IC en Iberoamérica en general y en Brasil en particular?


Este artigo é apenas um pequeno detalhe sobre o que acontece na América Latina, estes dados já foram muito estudados à nível da Europa e América do Norte, entretanto, em nossa regiões ainda há carência de dados. Portanto, acredito que ainda conheço muito pouco sobre a população sulamericana, mas da brasileira o artigo já define um perfil.


Por favor, describa el objetivo y la metodología que se aplicaron en el artículo.


O objetivo foi avaliar prevalência, preditores e correlação da gravidade dos sintomas depressivos e a mortalidade em hospitalizações por insuficiência cardíaca. E uma síntese da metodologia foi: estudo prospectivo que analisou hospitalizações consecutivas por insuficiência cardíaca. Foram analisados dados sociodemográficos, clínicos e o desfecho considerado foi óbito. Na análise dos sintomas depressivos foi utilizado o Inventário de Depressão de Beck.


¿Cuáles eran las principales características demográficas y clínicas del grupo de estudio?


A maioria dos pacientes eras do sexo feminino (63.1%), casados (50.5%), alfabetizados (73.8%) e menos da metade renda mensal regular (43.7%). A maioria estava em classe funcional II e III (75.2%). A etiologia não isquêmica foi mais comum 59 (57.3%) e dividiu-se em valvular 17 (28.5%), hipertensos 43 (66.4%), alcoólica 1 (1.7%), miocardite 1 (1.7%) e diabética (1%).


De acuerdo con los datos obtenidos, ¿fue posible distinguir una asociación significativa entre la gravedad de los SD y la mortalidad en los pacientes con IC? Según su experiencia, ¿los resultados son similares a los descritos en la bibliografía previa?


Sim foi plenamente possível. Os pacientes com sintomas depressivos graves estavam correlacionados em grande parte com classe funcional de III a IV, estágios de risco com maior mortalidade. Estes resultados contemplam machados de outros autores, entretanto, as características clínicas e demográficas diferem de alguma forma, poisa inda observamos que muitos pacientes possuíam baixa renda e alguns, analfabetismo, o que dificulta intensamente o tratamento. Esta característica é oposta às populações da Europa e América do Norte.


La aplicación de un modelo de regresión logística constituye un recurso para evitar confusiones en la interpretación de resultados en un ensayo clínico. ¿Qué variables indicadoras de SD se reconocieron con este método?


Em nosso estudo o sexo feminino, os pacientes que vivem sozinhos no caso do modo de vida e a etiologia isquêmica da insuficiência cardíaca foram os preditores. E realmente à nível biopsicossocial estas variáveis realmente influenciam no desenvolvimento de sintomas depressivos.


La escala de depresión de Beck (BDI II) se utiliza en general para evaluar los SD y estimar el pronóstico en individuos con cardiopatía isquémica. ¿Se dispone de ensayos previos en los cuales la BDI II haya sido empleada en sujetos con IC?


Este questionário é o mais utilizado atualmente para avaliar clinicamente a presença de sintomas depressivos, por ser simples e retratar adequadamente os sintomas a serem avaliados. Este questionário já foi utilizado por Sherwood e cols em 2007 e Jiang e cols em 2004, são alguns exemplos de terem utilizado o questionário.


¿Cuáles son las propuestas actuales para la terapia de los SD en individuos con IC?


A terapia proposta varia desde a abordagem multidisciplinar com psicólogos e psiquiatras, utilizando de sessões de terapia a tratamento medicamentoso conforme já há relatos na literatura.

¿Considera usted que los resultados obtenidos pueden extrapolarse a otros grupos de pacientes internados con IC?


Sim, pois a característica do paciente com insuficiência cardíaca não difere nos países, pois os sintomas são os mesmos, assim como evolução clínica. O que precisamos são estudos em outros centros sulamericanos para melhor avaliação de nossa população.


Tanto la IC como los SD constituyen afecciones de alta prevalencia con importantes repercusiones en términos de la economía de la salud. ¿Cree que el mejor conocimiento de la asociación entre ambas enfermedades podría mejorar la rentabilidad del enfoque de estos pacientes?


Sim, pois por si só a insuficiência cardíaca já possui limitação funcional importante tornando o paciente muitas vezes incapaz para o trabalho e a presença dos sintomas depressivos acentua este fato.


Por favor, señale las principales repercusiones de los resultados del estudio para la práctica clínica cotidiana.


Após a realização do trabalho, o paciente deixa de ser abordado apenas no sentido clínico da doença, passando também a ser abordado no sentido psicosocial, criando uma abordagem multidisciplinar que beneficia o paciente em uma visão ampla da doença.




ua51717