INFLUÊNCIA DA (INFLUENCIA DE LA) EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE A SAÚDE (EN LA SALUD) DE ESCOLARES - Red Científica Iberoamericana (RedCIbe)

Red Científica Iberoamericana

INFLUÊNCIA DA (INFLUENCIA DE LA) EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE A SAÚDE (EN LA SALUD) DE ESCOLARES

Fernando Lopes E Silva Junior Silva Junior1,Glauber Castelo Branco Silva Silva2,Nanci Maria De França França3 y Ahecio Kleber Araujo Brito Brito4
1Professor, Professor, Universidade Federal do Piauí, Brasil
2Professor, Professor, Universidade Federal do Piauí, Brasil
3Proressora, Professora, Universidade Católica de Brasília, Brasilia, Brasil
4Professor, Professor, Universidade Federal Do Piaui, Teresina, Brasil

Teresina, Brasil (SIIC)

Na escolar, a aula de educação física é um dos momentos mais oportunos para explorar a relação existente entre a prática da atividade física com a saúde em razão de ser a disciplina que proporciona práticas de atividades corporais e ainda, pode incentivar a adoção de outros hábitos de vida saudáveis.

Na escolar, a aula (Para el estudiante, la clase) de educação física é um dos momentos mais (constituye uno de los momentos más) oportunos para explorar a relação existente entre a prática da atividade física com a saúde em razão de ser a disciplina (con la salud ya que es una disciplina) que proporciona práticas de atividades corporais e ainda, pode incentivar a adoção de outros hábitos de vida saudáveis (la adopción de otros hábitos de vida sanos).
O objetivo deste estudo foi (El objetivo de este estudio fue) verificar em que medida a educação física escolar incrementada com conteúdos da educação em saúde do (con contenidos de la educación para la salud del) adolescente, tem influência (tiene influencia) sobre parâmetros relacionados à saúde desses escolares (relacionados a la salud de eses estudiantes).
A amostra contou com (La muestra fue conformada por) 120 estudantes sendo 60 (30 masculinos e 30 femininos) na escola 1 (grupo controle) e 60 (30 masculinos e 30 femininos) na escola 2 (grupo experimental ), distribuídos em duas turmas de cada escola (en dos grupos de cada escuela). A pesquisa foi aprovada pelo (La investigación fue aprobada por el) Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí - Brasil (CEP/UFPI) em 10/05/2010, certificado nº 0029.0.045.00-10 e na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONAP) do Ministério da Saúde, Brasil com o nº 045.
Os parâmetros avaliados foram (Los parámetros evaluados fueron): nível de atividade física, índice de massa corporal, percentual de gordura (grasa) e pressão arterial.
O nível de atividade física foi avaliado através de um (El nivel de la actividad física se evaluó con un) questionário de estilo de vida que mede um (que mide un) dia típico de atividades físicas e alimentação. O cálculo do nível (El cálculo del nivel) de atividade física considerou o tipo de atividade física, a intensidade do esforço físico (del esfuerzo físico) (leve, moderado, vigoroso) e a frequência semanal.
Para a obtenção do (Para obtener el) índice de massa corporal foi utilizada a razão da equação (el cociente de la ecuación) massa corporal sobre o quadrado da estatura (em metros). O percentual de gordura foi estimado por equações utilizando-se das dobras cutâneas (se estimó con ecuaciones calculadas a partir de los pliegues cutáneos) tricipital e subescapular.
A aferição da pressão arterial seguiu as (La medición de la presión arterial tuvo en cuenta las) orientações sugeridas pela VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial. As aferições pressóricas foram efetuadas por um único avaliador previamente treinado (se realizaron por un solo evaluador previamente entrenado), utilizando um aparelho de (un aparato de) pressão aneróide e um estetoscópio com manguitos de tamanhos apropriados à circunferência de braços dos (tamaños adecuados a la circunferencia de brazos de los) adolescentes, devidamente calibrados antes do período das avaliações.
As medidas foram realizadas em uma visita no turno da manhã (en el turno mañana), sendo efetuadas três medidas e computadas a média das duas (el promedio de las dos) últimas. Foi aferida a pressão arterial sistólica (PAS) que representa o pico de ejeção do (el pico de eyección del) ventrículo esquerdo, pressão arterial diastólica (PAD) indica alterações na resistência periférica, pressão arterial média (PAM) pressão efetiva que leva o sangue aos tecidos durante o (presión efectiva que lleva la sangre a los tejidos durante el) ciclo cardíaco. Foi utilizada a pressão arterial média (PAM) obtida de maneira indireta quando se utilizando dos dados da PAS e PAD através da fórmula: PAM = PAD + (PAS-PAD). Todas as variáveis foram mensuradas antes e após a intervenção (antes de la intervención y luego de finalizada).
A intervenção na educação física escolar ocorreu na (La intervención en la educación física escolar tuvo lugar en la) escola 2 (grupo experimental) e consistiu em um programa curricular para a educação física direcionada à educação em saúde com conteúdos (dirigida a la educación en salud con contenidos) programáticos organizados nas dimensões (en las dimensiones): a) conceitual: conceitos e principios relativos à saúde (conceptual: conceptos y princípios relacionados con la salud) e b) atitudinal: relativa à motivação (actitudinal: relacionada a la motivación) de valores e atitudes que visou modificar (con vistas a cambiar) comportamentos negativos de saúde. Na escola 1 (grupo controle) os conteúdos abordados foram sobre aptidão física e esportes (aptitud física y deportes).
O tratamento estatístico utilizou o teste Split-plot ANOVA com post hoc de Sheffer para comparações intragrupo e intergrupos. O nível de significância adotado foi de p < 0.05; e as analises foram feitas no pacote (los análisis se hicieron en el paquete) Statistical Package for Social Sciences (SPSS) version 15.0.
Os resultados das variáveis (Los resultados de las variables): índice de massa corporal e percentual de gordura. Apresentou que houve uma tendência geral de redução da (hubo una tendencia general a la reducción de la) gordura subcutânea nos grupos que participaram da intervenção, enquanto os grupos da escola controle apresentaram tendência de aumento da (presentaron tendencia de aumento de la) adiposidade. Porém o (Sin embargo, el) grupo feminino que participou da intervenção apresentou redução significativa no percentual de gordura entre o pré e o (presentó reducción significativa del porcentaje de grasa entre el pre y el) pós-teste (24.06/22.43; p = 0.031) enquanto o grupo controle aumentou o percentual de gordura no mesmo período. Na avaliação (En la evaluación) entre grupos houve diferença significativa (26.28/22.43; p = 0.013) entre os grupos no pós-teste confirmando o efeito da intervenção na redução da (los grupos en el post-test confirmando el efecto de la intervención en la reducción de la) gordura corporal das alunas que passaram pela intervenção quando comparadas às meninas do (por la intervención cuando se compararon con las chicas del) grupo controle.
Os resultados da pressão arterial indicaram que não foram observadas diferenças estatisticamente significativas nos valores pressóricos dos (en los valores de presión de los) adolescentes.
Os dados do nível de atividade física dos estudantes envolvidos no estudo mostraram que a (Los datos del nivel de actividad física de los estudiantes involucrados en el estudio mostraron que la) maioria dos participantes (93.33%) relatou adotar o meio de (informó adoptar el medio de) transporte ativo (a pé ou de [a pie o en] bicicleta) como forma de locomoção para a escola (transporte hacia la escuela). Também no nível de atividade física não foram observadas alterações significativas em ambos os grupos, muito embora os jovens (aunque los jóvenes) que participaram da intervenção tenham apresentado uma tendência de melhora no seu padrão (mejoría de su patrón de) de atividade física cotidiano.
O programa de intervenção proposto para a (propuesto para la) educação física escolar, desenvolvido através de conteúdos direcionados para aspectos relativos à educação em saúde (a la educación para la salud), apresentou informações e atitudes positivas em relação à atividade física e outros (respecto de la actividad física y otros) hábitos de saúde que proporcionaram implicações nos aspectos relativos à saúde dos estudantes. Uma vez que, os resultados mostraram que a intervenção modificou o percentual de gordura no sexo feminino e nas demais (y en las demás) variáveis houve uma tendência de melhora nos resultados do grupo experimental.
ua51717